O acufeno, comumente conhecido como zumbido ou tinnitus, é a percepção de um som sem uma fonte externa que o produza. Este som pode variar em tipo, intensidade e tonalidade, sendo por vezes descrito como uma “chiadeira”, apito, motor de máquina ou barulho de inseto a voar. Raramente, este som tem características de pulsatilidade, isto é, intermitência sonora. O acufeno pode afetar um ou ambos os ouvidos.
É importante realçar que os acufenos podem ser muito debilitantes, contribuindo para alterações do sono, memória e atenção. Muitas vezes esta situação está associada a um nível grande de stress e ansiedade.
O acufeno pode ter várias causas, incluindo:
Para diagnosticar e orientar o acufeno, além de uma história clínica detalhada que permita encontrar factores desencadeantes ou intensificadores do acufeno, os médicos apoiam-se num exame físico completo da cabeça e pescoço, bem como em alguns exames auxiliares de diagnóstico escolhidos caso a caso, como por exemplo:
Pode também ser necessário referenciar o paciente para outras especialidades, além da ORL.
O tratamento do acufeno pode variar dependendo da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. As opções incluem:
Embora não seja possível prevenir completamente o acufeno, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco para o seu aparecimento:
O acufeno é uma condição que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, mas a identificação precoce e o tratamento adequado podem ajudar a minimizar os sintomas. Se você tem zumbido, procurar uma avaliação médica pode ser o primeiro passo para encontrar alívio e melhorar sua qualidade de vida.
Espaço para informação legal
Todos os direitos reservados © Otorrinos.pt