A plenitude auricular refere-se à sensação de que o ouvido está “cheio” ou “tapado”, como se houvesse uma pressão ou bloqueio no canal auditivo. A plenitude auricular pode ser temporária ou persistente, dependendo da causa subjacente e pode estar relacionada, não só a queixas auditivas bem como de tontura/vertigem/desequilíbrio.
Causas
A plenitude auricular pode ser causada por diversos fatores, incluindo:
Acumulação de Cerúmen
Infecções do Ouvido externo ou médio
Disfunção Tubar: A trompa de Eustáquio é um canal osteo-cartilaginoso que permite o arejamento do ouvido médio através da ligação à região posterior do nariz. Por isso, em casos de má ventilação nasal (seja por rinite, sinusite, pólipos, infecções víricas), ou de função deficiente deste canal, pode ocorrer também plenitude aural.
Mudanças de Pressão: Variações na pressão atmosférica, como durante viagens de avião ou mergulho, podem causar desconforto e sensação de plenitude no ouvido, particularmente se não se fizer uma “descompressão” correcta.
Doenças do ouvido interno: Condições que afetam o ouvido interno, como a doença de Ménière, podem causar sensação de plenitude, além de outros sintomas como vertigem, zumbido e perda auditiva.
Sintomas
Os sintomas que podem acompanhar a plenitude auricular incluem:
Secreção no ouvido
Perda Auditiva
Zumbido
Vertigem/ tontura ou desequilíbrio
Dor no Ouvido
Diagnóstico
Para diagnosticar a plenitude auricular, os profissionais de saúde podem utilizar:
Exame Clínico: É fundamental realizar uma observação microscópica do ouvido.
Testes Auditivos e impedancimetria: Exames para avaliar a função auditiva e identificar possíveis alterações mecânicas/ventilatórias do ouvido médio.
Testes de Função da Trompa de Eustáquio.
Exames de imagem: Em casos mais complexos podem ser necessários exames como a tomografia computorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM).
Tratamento
O tratamento da plenitude auricular depende da causa subjacente e pode incluir:
Remoção de Cerúmen
Tratamento da patologia nasal
Tratamento da patologia do ouvido interno
Cirurgia do ouvido
Prevenção
Algumas medidas preventivas podem ajudar a evitar a plenitude auricular:
Higiene do Ouvido: evitar o uso de cotonetes e optar por limpar o ouvido apenas na sua parte mais externa com uma toalha.
Manter o nariz bem descongestionado controlando a doença de base, e particularmente, em caso de viagem de avião e/ou mergulho.
Consulta Regular: Consultar um profissional de saúde se você experimentar sintomas persistentes ou recorrentes para um diagnóstico e tratamento adequados.
Conclusão
A plenitude auricular é uma sensação desconfortável que pode ser causada por uma variedade de fatores. Identificar a causa subjacente é fundamental para o tratamento adequado. Se sente plenitude auricular persistente ou acompanhada de outros sintomas, consultar um profissional de saúde é fundamental para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.