A otoneurologia é uma área específica da otorrinolaringologia que se dedica ao estudo e tratamento dos distúrbios que afetam o equilíbrio, a audição e a função do ouvido interno.
Os sintomas mais comuns incluem vertigem (ilusão rotatória dos objetos), tontura e/ou desequilíbrio.
Em alguns casos, a causa destes sintomas pode residir no ouvido interno (labirinto posterior). Particularmente, se os sintomas são sobretudo posturais (isto é, ocorrem ao deitar-se, rodar na cama, girar a cabeça, levantar-se, etc…) ou se associam a sintomas referidos ao ouvido como zumbido, sensação de ouvido tapado ou surdez, é essencial descartar patologias como a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (conhecida como a Doença dos Cristais), Doença de Ménière, Enxaqueca Vestibular ou casos de perda vestibular uni ou bilateral.
Podem ser encontradas causas não diretamente relacionadas com otorrinolaringologia que são orientadas para a especialidade adequada.
Os exames complementares de diagnóstico que avaliam os órgãos do ouvido interno responsáveis pelo equilíbrio inlcuem a videonistagmografia, o video-head-impulse test e os potenciais miogénicos evocados vestibulares.
Após o diagnóstico, será delineada uma abordagem terapêutica que, em determinados casos, poderá passar por uma abordagem multidisciplinar que inclua fisioterapia de reabilitação vestibular/reabilitação, com estímulo optocinético e tratamento neurológico.
Espaço para informação legal
Todos os direitos reservados © Otorrinos.pt